Desde que o WhatsApp foi criado em 2009, muita coisa mudou na nossa relação com a internet. O smartphone cresceu de lá pra cá, não só em tamanho e tela, armazenamento e o número de funcionalidades, mas também se tornou um item indispensável em todas as nossas relações, tarefas e formas de consumo.
Até nos Negócios, a ferramenta que hoje é o maior app de mensagens do mundo tem sua contribuição. O WhatsApp é responsável por uma série de pontos de contato entre empresas e consumidores, através de uma gama considerável de ferramentas nativas, e desenvolvidas à base dele, como chat bots e outras automações
Esses recursos auxiliam empresas de todos os portes e atividades no relacionamento e vendas, concentrando um grande número de vendas negociadas e até concluídas através da ferramenta de mensagens.
Se os consumidores atuais são tão aderentes ao uso do WhatsApp na sua experiência de compra B2C (Business to consumer), seria questão de tempo para que as facilidades que o app trás começasse a refletir na experiencia de compra B2B (Business to business)?
É o que aposta os criados do B2list, uma ferramenta criada para simplificar a compra B2B entre indústrias, distribuidores e o varejo através de listas de compras personalizadas enviadas por apps como o WhatApp.
UX bem desenvolvida
Usar o WhatsApp é tão fácil que uma pessoa é capaz de entender o seu funcionamento geral com poucas visitas por sua interface. O acerto no layout, ícones e posicionamento das funções é tamanha que aplicações mobile que tenham funções parecidas “copiaram” suas boas práticas.
Pessoas já usam o app para se relacionar ativamente com “n” tipos de lojas, serviços e empresas. Todo dia buscam por atendimento, informações detalhadas sobre produtos e serviços, das pequenas a grandes empresas. No B2B, o vendedor envia de forma simples em uma imagem, .pdf ou em texto as ofertas mais interessantes e os clientes são capazes de decidir pela compra, e solicitar ao vendedor seu pedido.
Como o B2list eliminou os excessos do E-commerce “Tradicional”
A ideia central do B2list foi a redução de páginas e estruturas do e-commerce padrão na internet, muito comuns e aceitáveis para o consumidor, mas que, para os compradores B2B, são vistos como pouco práticos.
Dentro da aplicação do B2list, não é necessário login ou senha, (os dados para pagamento e para entrega da mercadoria são inseridos no cadastro do cliente junto ao fornecedor, e a partir do registro nos órgãos competentes como o SINTEGRA e a Receita Federal, o que não compromete a segurança dos dados, pois não podem ser alterados dentro da aplicação) e o check-out do pedido é feito em tela única.
Não há páginas com diferentes menus, categorias de produtos, banners diversos ou pop-ups de qualquer natureza. Tudo que não era necessário para o cliente fechar o pedido, não é necessário instalar nada no celular, e a lista está a 1 clique do cliente. Tudo foi eliminado para não ter distrações do proposito principal – comprar com rapidez e eficiência aquilo que a empresa mais precisa.
Para o cliente B2B do varejo, WhatsApp é o seu meio principal de contato com o vendedor
Usar diariamente o WhatsApp não é só mais natural, é mais fácil e rápido que um computador ou qualquer outro dispositivo que não seja o próprio Smartphone. O perfil de cliente B2B do varejo, no geral, acumula funções operacionais e gerenciais na sua loja.
Além de ser o “faz tudo” do seu estabelecimento – suas vidas pessoais e profissionais se confundem – por isso tem sido mais fácil para os clientes utilizarem o WhatsApp para repor estoque das lojas com os distribuidores. Os Representantes de vendas, na outra ponta, também aderiram ao aplicativo de mensagens como uma ferramenta de vendas.
Observou-se que o esforço empregado na operação de um computador – seja ele desktop ou notebook – acessar programas e páginas na internet, quase sempre foi mais custoso para este perfil de usuário quando comparado ao uso do WhatsApp em seu celular.
Listas inteligentes e personalizadas
Então se o e-commerce padrão não é a melhor experiência para o cliente no B2B online, qual é?
No B2list, a aposta é na lista de compras. As listas inteligentes, como são chamadas pelos responsáveis do B2list, foram criadas depois de muita experiência e estudos da jornada de compra do cliente B2B, com foco no dono do médio e pequeno varejo.
Elas são ofertadas aos clientes pelas indústrias ou distribuidores de acordo com vários fatores de personalização – como o histórico e frequência de compra… podem ser criadas tanto pela plataforma, usando inteligência artificial ou pelos vendedores, de forma manual.
Relações comerciais ainda são extremamente importantes no B2B
Na frente de toda relação comercial B2B há pelo menos dois agentes, pessoas de carne e osso. Por esta razão o WhatsApp foi inserido nesse relacionamento de forma tão natural. O aplicativo está sendo extremamente importante, e foi principalmente quando as visitas dos representantes comerciais precisaram dar lugar a uma relação remota.
O WhatsApp não diminuiu as relações existentes B2B, essas negociações foram mantidas no ambiente remoto e online. Esses fatores aumentaram a produtividade daqueles que compram, e sobretudo, dos que vendem no B2B. A confiança foi mantida, porque o atendimento não foi interrompido pelo distanciamento.
No B2list potencializamos as relações comerciais que já existem
Enviar uma lista com produtos certos para o cliente não é a única experiência que a ferramenta citada proporciona de melhoria no B2B online. O fato é que as relações B2B ainda são pautadas entre o comprador e os fornecedores, em especial a relação que há entre duas pessoas, o vendedor e o responsável pela compra dentro do varejo.
No B2list, todas as listas são enviadas através do contato dos vendedores com seus clientes, o vendedor não deixa de atender o seu cliente, pois não depende mais das visitas e outras formas tradicionais para “Tirar o pedido”, melhora a quantidade de clientes atendidos, aumentando a cobertura, além de poder ofertar com inteligência mais produtos relacionados, diversificando suas vendas.
Do lado do cliente, os desenvolvedores do B2list explicam que os pontos mais notáveis no uso da plataforma foram a simplificação da experiência de compra e relacionamento com o vendedor, o cliente já troca mensagens através do WhatsApp para “tirar o pedido”, agora pode escolher os produtos que o vendedor está ofertando no mesmo “ambiente” que já se relaciona com ele.
Para o perfil do dono do varejo no Brasil, o WhatsApp, por muitas vezes, foi a porta de entrada no digital. O E-commerce padrão é pouco atraente, pois essa pessoa ainda tem uma longa jornada de digitalização. Às vezes até sua loja não é informatizada ainda.
Esperar que o cliente vai utilize um e-commerce B2B da mesma forma que usa para compras pessoas não se concretiza ainda. As compras no B2B online, sobretudo as da cadeia do varejo, são mais complexas e volumosas, por esta razão a experiência tradicional do e-commerce não tem sido a melhor, na visão de quem faz o B2list.
O WhatsApp é considerado o primeiro passo na digitalização de muitas pessoas
Quantas vezes você viu uma pessoa mais velha dizer que não sabe usar um computador comum? O mouse, o monitor, a dinâmica dos programas de desktop, tudo parece confundir pessoas de gerações não-digitais.
Com o WhatsApp, esta dinâmica parece mudar, hoje é muito comum você utilizar a ferramenta para conversar com os tios, as avós, os pais de maneira ativa, com figurinhas, áudios e videochamadas. A adesão é tão significativa que, em alguns casos, após conhecerem as muitas maneiras de se comunicar com as pessoas, passam a utilizar outros dispositivos como tablets, consumir vídeos em streaming e a comprar por aplicativos dos grandes varejistas.
O WhatsApp é a porta de entrada da digitalização do B2B em vários perfis de clientes, os responsáveis pelo B2list apontam que, entre seus clientes, a chance de clique um link de oferta enviado por WhatsApp é de até 30% a mais quando comparado com o E-mail Marketing.
Digitalizando o B2B do varejo no Brasil
A plataforma de vendas do B2list nasceu de uma missão, facilitar a transformação digital da cadeia do varejo, através do B2B online, inteligência de negócios, tecnologia e relacionamento. O B2list defende que as transformações trazidas por ferramentas como WhatsApp são irreversíveis na maneira como nós compramos.
Tudo o que as empresas que querem atender bem os seus clientes e consumidores devem fazer é conhecê-los, investindo na experiência de compra e simplificando sua vida pessoal ou profissional. Não se trata de ser “legal”, moderno e digital, é sobre oferecer produtos e serviços com tamanha experiência de compra que o cliente perceba o impacto da sua empresa no seu dia a dia, como sem ela tudo seria mais demorado e complexo.
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