O cenário do B2B Digital está prestes a dar um salto épico em 2024. Com projeções ousadas, a expectativa é que 30% de todas as transações B2B em nível planetário aconteçam em plataformas online. isso é um sinal claro de que estamos diante de uma era de transformação comparável com as revoluções industriais anteriores e, em história recente, a popularização da internet.
Diante de muitas previsões otimistas (e outras nem tanto) quanto ao impacto do amplo uso das diversas formas de IA que vêm surgindo desde meados de 2022, impulsionado pelo Chat GPT, é certo afirmar que as transformações não serão apenas nas ferramentas em si, mas no que é criado a partir delas. Por isso, para irmos até onde as previsões são mais precisas, trouxe para este artigo aquelas que são relativas ao nosso mercado B2B Online e ao próximo ano. Boa leitura.
1. Experiência do Cliente Elevada
A jornada do cliente é o epicentro do sucesso, não à toa falamos muito desse assunto por aqui. Plataformas de vendas assistidas/consultivas ou qualquer tipo de portal de autoatendimento já despontam como uma ferramenta indispensável para o B2B Online”.
Um terço dos vendedores já fazem mais de 50% de sua receita através de alguma ferramenta como essas. A integração de chatbots inteligentes surge como um diferencial, encurtando os ciclos de venda e estreitando os laços com os clientes.
Outro ponto que martelamos aqui é exatamente este – a plataforma digital B2B que está entre o vendedor e o cliente não é feita para separá-los, foi criada para que, mesmo distante, a personalização o one-to-one ocorra.
2. Personalização como Diferencial
A personalização no B2B Online em 2024 marca o fim da abordagem em massa. No próximo ano, o segredo está na personalização de alto nível. Cada cliente é único e, como tal, merece uma experiência sob medida. Produtos, preços, opções de envio e termos de pagamento customizados serão a nova norma.
Se por um lado, pode parecer excessivamente complexo pensar em inúmeras formas de contato, logística e precificação, canais de vendas, iterações possíveis e variações dos produtos. Por outro lado, sabemos que com as novas tecnologias de inteligência artificial, a complexidade de tornar todos os dados dos clientes únicos não será tratada por mentes humanas, mas sim pelas IAs que possuem capacidade de processamento muito superior.
3. Automatização de Processos Estratégicos
Com o número incontável de informações que as grandes empresas terão que processar em busca da personalização de seus produtos e serviços, a automação é a chave para desbloquear eficiências.
Um terço das empresas B2B está considerando a automação para simplificar processos nas áreas administrativas, vendas, logística e até marketing. Uma oportunidade para impulsionar o desempenho e reduzir as taxas de abandono nas plataformas digitais B2B.
Em 2024, a IA se tornará a peça fundamental na otimização de processos e na tomada de decisões. Adiciono aqui também as operações de backoffice, que ainda tendem a ser muito morosas e manuais. Hoje, já é possível encontrar robôs com IA para as áreas de RH, Compras e Suprimentos – e também para as áreas jurídicas.
Estas inteligências artificiais especialistas contribuem para que os analistas foquem nas estratégias e no que é exceção do dia a dia. Já na rotina, as IAs assumirão o processo, por mais complexo que ele possa parecer.
Desde a personalização de experiências abordada no tópico anterior, até a automação de tarefas complexas e informações subjetivas de cada cliente. As IAs serão aliadas essenciais para impulsionar a eficiência operacional e a inovação no comércio B2B.
A automação dessas atividades é parte do processo de adesão destas novas tecnologias. Encarar a necessidade delas o quanto antes será decisivo na curva de competitividade de qualquer empresa.

4. Infraestrutura de TI Flexível e Resiliente
Adoção de novas tecnologias, no geral, dependem de certos fatores, para 2024 não será diferente. É preciso ter uma base sólida para crescer com as novas tecnologias e inovar. Por isso, os sistemas de TI flexíveis e resilientes serão cruciais para enfrentar as oportunidades que surgirão. A agilidade será o diferencial que separará os líderes do mercado.
A “Infraestrutura de TI Flexível e Resiliente” é como o alicerce de uma empresa no mundo digital. Ela permite que a tecnologia se adapte facilmente a mudanças e desafios, garantindo que tudo funcione de maneira eficaz. Além disso, assegura que a operação continue mesmo diante de situações difíceis, como falhas de sistemas ou ataques cibernéticos.
Aqui no B2list estamos tão atentos nesta tendência que prezamos por uma integração com sistemas legados das empresas de forma mais descomplicada possível, pois sabemos que integrar um sistema é complexo, mas tempo é dinheiro, por isso temos uma plataforma inteligente e ágil.
A segurança dos dados é algo que importa muito, pois nossa plataforma abandonou o login e senha para o cliente, tranformando suas interações com nossa plataforma mais fluida, mas desenvolvemos outras maneiras de garantir a segurança dos dados.
De modo geral, cada vez mais os departamentos de tecnologia devem ter a capacidade de aprender e escalar com rapidez. Pela primeira vez na história das inovações, a humanidade conviverá com uma nova tecnologia e verá o impacto exponencial dela na sociedade.
conclusão
Para contextualizar, vivemos um momento análogo ao impacto inicial da internet em nossas vidas. Inúmeras tecnologias, atualmente inimagináveis, serão concebidas graças às possibilidades proporcionadas pela Inteligência Artificial.
Assistiremos ao surgimento de novas carreiras e à criação de tecnologias a partir daquelas já existentes. Assim como nos anos 90, quando ainda não compreendíamos completamente o alcance da internet, estamos hoje desvendando o que o futuro nos reserva e quão diferente nossa vida poderá ser. É crucial que estejamos atentos e preparados.
Que tal vir na jornada de inovação? Para saber mais sobre como estamos mudando a forma como empresas B2B compram, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas
[wpforms id=”19″]