Nos nossos tópicos sobre tecnologia discutidos aqui no Blog B2list é frequente falarmos de integrações. Isso porque geralmente são indiscutíveis as vantagens integrar as informações empresariais entre as áreas e as atividades-chave das organizações. No caso de integrações entre CRM e ERP integrados não poderia ser diferente.
Antes de abordar essas integrações, contudo, é preciso saber as maiores diferenças entre estes dois tipos de ferramentas gerenciais. Continue lendo e saiba como um ERP e CRM integrados podem trazer mais inteligência de negócios para a sua empresa.
Diferenças entre CRM e ERP
Um software de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que ajuda as empresas a gerenciar e aprimorar seus relacionamentos com os clientes. Ele permite capturar, armazenar e analisar informações sobre os clientes, interações anteriores, preferências e histórico de compras, entre outros dados relevantes.
O software de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa) centraliza os dados e processos em um único sistema, possibilitando a automação e o compartilhamento de informações entre diferentes departamentos. Isso facilita a tomada de decisões, reduz erros e o retrabalho. Também melhora a visibilidade e o controle sobre as operações e promove a integração entre todas as áreas da empresa.
CRM é um sistema focado no gerenciamento do relacionamento com o cliente. ERP é um sistema de gestão abrangente para toda a empresa. Ambos desempenham papéis importantes na gestão empresarial, mas têm finalidades e funcionalidades distintas.
Antes de ter o CRM e ERP integrados
Esclarecidas as diferenças entre estes dois tipos de ferramentas gerenciais, podemos abordar como integrá-los. Como toda tecnologia integrada, como “puglar” uma ferramenta na outra passa por tomada de decisões técnicas (sobre as tecnologias em si) e decisões de negócio (sobre como esta tecnologia é utilizada para criar novos negócios, realizar as vendas e trazer clientes).
Decisões técnicas sobre CRM e ERP integrados
A tomada de decisão técnica mais importante para ter CRM e ERP integrados é o tipo de tecnologia. Existem opções no mercado que um mesmo fornecedor tem um ERP e também um CRM. Portanto, nesse caso, a integração é “nativa”, pois utilizam softwares de um mesmo fornecedor.
Existem também as integrações “amigáveis”, que são aquelas que as soluções podem ser integradas facilmente sem a necessidade de um time técnico de tecnologia. Geralmente integrações amigáveis são feitas de um ERP para um CRM, ou até para um sistema de automação de marketing, como o RD Station.
Outra forma também usual de ter CRM e ERP integrados é através de uma API. Geralmente usamos uma API para integrar softwares quando as soluções que queremos plugar não são de um mesmo fornecedor e não possuem uma integração amigável entre si.
Este último caso é muito comum em empresas já maduras em ERP, mas que não possuem um CRM estruturado. Adiciona-se ao fato de que, em muitos casos, avalia-se o esforço de mudar de ERP para ter um CRM integrado versus integrar via API.
Por essa razão, aqui no B2list prezamos pela integração completa com ERP ou outro software de gestão empresarial que seja legado da empresa. A possibilidade de integração completa entre uma ferramenta de vendas é indicada devido a complexidade dos negócios em empresas B2B e a quantidade de dados.
Decisões gerenciais sobre CRM e ERP integrados
Grandes organizações terem um sistema atualizando diariamente dados de seus clientes é um cenário inevitável. Dados são hoje o grande petróleo das empresas em busca de competitividade, e algumas decisões estratégicas e gerenciais definem os objetivos de uma integração entre CRM e ERP.
Quando precisamos integrar dois sistemas o primeiro passo é o levantamento de necessidades. Dentro do grupo de demandas gerenciais teremos aspectos relativos ao modelo de negócio e os objetivos.
Objetivos da integração, como a criar um novo canal de vendas digital visando automação de marketing. Implementar estratégias de custommer success e atender com mais eficiência os clientes. Fazer a gestão das equipes de vendedores e do seu relacionamento com o cliente, entre outros ganhos que um CRM e ERP integrados podem trazer.
Vantagens em ter os sistemas de ERP e CRM integrados
Vendas
Quando os dados dos potenciais clientes estão consolidados tanto no software de CRM quanto no ERP, o próprio sistema é capaz de identificar quais são os produtos com maior volume de vendas e até mesmo quais despertam maior interesse em um cliente específico. Com isso, torna-se viável desenvolver ofertas e estratégias de marketing mais precisas e eficazes para cada tipo de cliente.
Integrações com plataformas de e-commerce
Inclusive, vale ressaltar que uma integração de sistemas de gestão como ERP e CRM diretamente com as plataformas de ecommerce é altamente recomendável. Dessa forma, a empresa ainda consegue outros dados importantes como, abertura ou abandono de carrinhos de compras, visualização de produtos e detalhes, navegação e tempo nas páginas, entre outros dados.
No B2list, plataforma de vendas B2B com apoio na equipe de vendas, você gera listas de produtos para clientes ou grupo de clientes específicos. Os dados das interações e vendas realizadas na plataforma são disponibilizados para o gestor de vendas. Grande parte dos dados de são atualizados dinamicamente devido as integrações diretas que temos com o ERP de nossos clientes.
Saiba mais sobre E-commerce B2B, e integrações com plataformas de e-commerce neste outro artigo
Otimização dos custos
Como já foi mencionado aqui, a adoção de múltiplos sistemas e de diferentes fornecedores, pode gerar maiores custos relacionados à implementação, manutenção e suporte. No entanto, ao integrar as soluções de CRM e ERP, é possível reduzir essas despesas e otimizar a eficiência dessas ferramentas.
Além disso, a união do sistema ERP com o CRM impede a duplicação desnecessária de leads e clientes. A integração resulta em uma única base de dados, permitindo que a empresa evite trabalhos duplicados e problemas decorrentes de informações duplicadas.
Gestão de relacionamento com os clientes
O software de CRM coleta informações mais abrangentes sobre cada interação, como data de nascimento, dados demográficos, intervalo entre as compras, entre outros. Esses dados são extremamente valiosos para desenvolver estratégias que visam à fidelização dos clientes, fortalecimento da marca e até mesmo aumentar o valor médio das compras e o CLV (Customer Lifetime Value) – o período de tempo em que o cliente permanece ativo.
Dentro deste contexto, os esforços de marketing acabam sendo reduzidos com ações cada vez mais assertivas. Além disso, ter o CRM e ERP integrados traz muito mais conhecimento sobre as diferentes jornadas do cliente.
Atualmente as integrações de softwares e plataformas de gestão é uma realidade. Com o dinamismo trazido pelas novas tecnologias nas mais diferentes áreas, é inevitável o processo de automação. Contudo, haverão ainda muitos desafios para as empresas, sobretudo aquelas B2B.
Quer saber como estamos ajudando a revolucionar as vendas B2B através do Digital? Utilize o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas. Conheça o B2B, plataforma de vendas por listas inteligente de ofertas e produtos.
[wpforms id=”19″ description=”true”]