Ecommerce B2B: Por onde começar para ter o seu

Sem dúvida que começar um novo ecommerce B2B é desafiante em qualquer contexto. Muitas dúvidas serão apresentadas pelo caminho, e quase todas as respostas estarão em decidir entre duas ou mais vertentes. Para começar, é preciso entender os tipos de plataformas, pois elas determinarão os proximos passos.

Tipos de Plataformas

Antes de tudo é preciso entender os dois grandes cenários gerais, mas muito importantes na escolha de plataformas de e-commerce B2B – esta tecnologia será uma plataforma “própria” ou de terceiros?

 

E-commerce B2B com plataforma própria

Construir uma plataforma do absoluto zero atualmente não faz parte da realidade de expertise e de recursos da maioria das organizações. Há muito pontos negativos que positivos e as aplicações são restritas.

Vejo que construir uma plataforma própria são para as organizações com alto nível técnico e suas atividades comerciais exigem muitas especificidades. Mesmo nos casos mais complexos em níveis de personalização, o mercado dispõe de alternativas customizáveis que dispensam a criação de uma plataforma interna da empresa.

Se você decidir criar uma plataforma interna, provavelmente seu time técnico terá que construi-la em PHP, .NET ou Java. Essas são as três linguagens de programação mais usadas hoje para a construção de um novo ecommerce, incluindo e-commerce B2B.

 Para “evoluir” uma plataforma de e-commerce B2B construída para sua empresa serão necessárias horas de trabalho dos desenvolvedores.  Basicamente esses profissionais, podem ser o fabricante da linguagem ou as chamadas “fábricas de software.

Uma software house geralmente tem um custo menor na contratação de suporte para manter e evoluir a plataforma, pois os envolvidos são contratados pelas horas destinadas ao projeto. Ter um e-commerce B2B construído internamente pode garantir que a estratégia aplicada a essa nova unidade de negócio será única. Essa garantia por vezes não é possível em um SaaS.

Em um Software as a service (serviço de software) a tecnologia é a aplicada em todos os negócios que usam essa ferramenta de maneira semelhante. É importante, independente do parceiro ou linguagem de programação contratada, ter um nível de personalização. 

 

Plataforma de terceiros

Se construir uma plataforma de e-commerce B2B do zero é tecnicamente trabalhoso, a escolha de uma plataforma terceirizada pode ser igualmente complexa dadas as opções disponíveis no mercado.

São muitas empresas que dedicaram suas atividades para construir tecnologias para o mercado B2B, seja parcialmente ou até focadas em plataformas de e-commerce B2B. Para conhecer pontualmente todas as maiores plataformas de ecommerce B2B do mercado, recomendamos a leitura do nosso artigo com as 10 maiores no brasil.

Bom, escolher um fornecedor de plataforma de ecommerce B2B não apresenta um só caminho, mas se eu fosse realizar esta tarefa em um novo projeto, buscaria seguir as seguintes etapas abaixo:

  • Traçar a estratégia do e-commerce B2B: Qual será o papel principal do novo canal de vendas e principalmente quais as dores de mercado pretende atacar com o novo projeto.
  • Road map do projeto: Decida com base na estratégia, crie um mapa de todas as etapas do projeto. Aqui a contração de um gestor de projetos e processos é altamente recomendada, mas destacando alguns pontos, temos:
  • Decidir sobrede plataforma: PHP, Java ou SaaS ou plataformas de e-commerce de terceiros;
    1. Fornecedores internos ou externos de TI, desenvolvedores e suporte;
    2. Integração de tecnologias: Trade off entre terceirizados ou time de TI interno (desenvolvimento e API)
    3. Criação do ambiente de testes da plataforma, entre outas etapas técnicas
    4. Plug-in de ferramentas de mídia e analíticas (google analytics, search console entre outros).
  • Treinamento e capacitação: Seja do suporte, seja para equipe de vendedores ou clientes
  • Estratégia de vendas e marketing: Qual será a estratégia de vendas e divulgação da nova plataforma.
  • Captação de recursos comerciais: Estratégias de preço e promoção de vendas na nova plaforma, definição de objetivos e metas comerciais. OKRs e KPI para análise e melhoria dos resultados.  

 

Plataforma orientada para produto

Uma plataforma de e-commerce B2B orientada para produto geralmente dará suporte tecnológico, a implementação da tecnologia, correções de erros, personalização e tudo mais que entrar no roadmap do projeto do e-commerce, mas este serviço não envolve qualquer suporte após a entrega do projeto. 

Se você optar por um terceiro orientado para produto deverá preparar as operações internas de ecommerce da sua empresa. As pessoas e processos de gestão da plataforma, banners, preços, produtos, promoções, entre outras informações serão adicionados ou alterados pelas pessoas da organização com acesso a parte administrativa da plataforma.

O grande ganho disso é autonomia dos processos, principalmente na correção de erros, mas a perda é no pilar de expertise da ferramenta. Sua empresa, portanto, deverá buscar esta experiência no mercado ou investir em capacitação. 

 

Plataforma orientada para serviço

A plataforma de e-commerce B2B orientada para serviço, logicamente, é ao contrário da citada acima. O ganho é no processo realizado através de um especialista na plataforma no dia a dia da sua operação.

Atividades como adicionar produtos, descontos e ofertas, banners e imagens dos itens, tudo é feito pelo terceiro. Então no fim desta escolha, o que dependerá é a sua capacidade de gestão das pessoas e processos da nova plataforma de e-commerce. Se a sua empresa vai preferir investir na autonomia ou na experiência.  

 

Integrações possíveis

A escolha da plataforma de e-commerce B2B indiretamente envolve outras áreas e pessoas não responsáveis pela sua gestão. Muitos, se não todos os processos da empresa deverão ser integrados ao novo canal de vendas. 

A nova plataforma deverá conversar com as ferramentas já existentes, como CRM e ERP que são apenas alguns exemplos mais comuns das integrações com as plataformas de e-commerce. 

Este tópico terá considerável importância no seu projeto, por isso existem até alguns serviços especializados em integrações de plataformas de gestão e e-commerce. São parceiros que além de desenvolver para a plataforma de ecommerce, serão responsáveis por “plugar” a loja criada com os sistemas legado da empresa. 

Ter uma boa integração de plataformas aumentará a confiabilidade dos dados gerados, trazendo mais rapidez e inteligência de negócio. 

Ter um ecommerce B2B na sua empresa é sempre um desafio, mas que é possível com planejamento e muita estratégia. Pense em como fazer o que precisa, trace os caminhos e opções para somente depois de decidido, agir e implementar. 

Se quiser conhecer as nossas soluções como um parceiro de c-commerce e vendas, deixe seu contato empresarial abaixo. Nossos especialistas serão responsáveis por te apresentar todas as soluções possíveis para sua empresa. 

Se precisa de ajuda em como começar a digitalização da sua empresa, indicamos a leitura do nosso artigo sobre os caminhos possiveis de digitalização em uma empresa B2B. Entendo que este tópico é, inclusive, anterior à criação de um projeto para uma nova plataoforma de vendas.

Plataformas-de-E-commerce-B2B

Principais Plataformas de E-commerce B2B para 2025

O mercado de e-commerce B2B está em expansão acelerada, impulsionado por tecnologias que otimizam a experiência de compra e venda entre empresas. Escolher a plataforma

Posts Recentes

Preencha o formulário abaixo para receber o contato de um de nossos atendentes